Pedagogia

O Curso de Pedagogia da Faculdade de Primavera SP tem sua Renovação de Reconhecimento em 2012 por parte do Ministério da Educação.

Este Reconhecimento pelo MEC prova a qualidade do trabalho realizado, pois a Faculdade de Primavera SP coloca anualmente novos profissionais da educação no mercado de trabalho e com excelente índice de aprovação em concursos públicos.

Apresentação do Curso

A Faculdade de Primavera propõe no curso de Pedagogia, licenciatura, a formação do pedagogo, que poderá atuar nas diferentes etapas da Educação Básica, visando a formação de docentes, bem como, em atividades científico-tecnológicas do campo educacional, como preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais RESOLUÇÃO Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006, contemplando prioritariamente a docência na Educação Básica, disciplinas para a formação do administrador escolar, supervisor e orientador educacional para a Educação Básica, formação para a educação de jovens e adultos, educação de pessoas com necessidades educacionais especiais, educação indígena e educação campesina.

O curso de formação inicial oferece condições e um currículo que permite desenvolver competências não apenas para a docência, mas para a pesquisa e atendimentos em outras modalidades correlatas, já que as exigências do profissional de educação hoje abrangem um universo maior. Assim os professores poderão complementar sua formação de acordo com a demanda e a legislação vigente.

No curso de Pedagogia há a preocupação de formar o Pedagogo de tal forma, que além da função de professor, ele também esteja preparado para exercer as funções de administrador escolar, supervisor e orientador educacional nos diferentes níveis do sistema de ensino.

As funções relacionadas a gestão escolar e suporte pedagógico devem ser pensadas em íntima relação com a função docente, pois a prática daqueles será mais eficiente tendo o trabalho docente como suporte e pré-requisito.

Nos termos do projeto pedagógico da Instituição, a integralização de estudos será efetivada por meio de:

I – seminários e estudos curriculares, em projetos de iniciação científica, monitoria e extensão, diretamente orientados pelo corpo docente da IES;

II – atividades práticas, de modo a proporcionar vivências, nas mais diferentes áreas do campo educacional, assegurando aprofundamentos e diversificação de estudos, experiências e utilização de recursos pedagógicos;

III – atividades de comunicação e expressão cultural.

Perfil profissional

A dimensão educativa do ensino que, como dissemos, implica que os resultados da assimilação de conhecimentos e habilidades se transformem em princípios e modos de agir frente à realidade, requer do pedagogo uma compreensão clara do significado social e político do seu trabalho, do papel da escolarização no processo de democratização da sociedade, do caráter político ideológico de toda a educação, bem como das qualidades morais da personalidade de um profissional que atuará em diversos campos da educação. Portanto, além, dos requisitos profissionais específicos, é preciso uma formação teórica e política que resulte em convicções profundas sobre a sociedade e as tarefas da educação. No seu trabalho cotidiano como profissional e como cidadão, o pedagogo precisa permanentemente desenvolver a capacidade de avaliar os fatos, os acontecimentos, os conteúdos da matéria de um modo mais abrangente, mais globalizante. Trata-se de um exercício de pensamento constante para descobrir as relações sociais reais que estão por detrás dos fatos, dos textos do livro didático, dos discursos, das formas de exercício do poder.

O perfil do profissional que se pretende formar, sendo requisitos básicos de que necessita, para o desempenho de suas tarefas:

§ compreensão segura das relações entre educação escolar e os objetivos sócio – políticos e pedagógicos;

§ domínio seguro do conteúdo das matérias e sua relação com a vida e a prática, bem como dos métodos de investigação próprios de cada matéria;

§ conhecimento das características sociais, culturais e individuais dos alunos, bem como o nível de preparo escolar em que se encontram;

§ conhecimento e domínio dos vários métodos de trabalho a fim de poder escolhê-los conforme tarefas a serem executadas;

§ pesquisa constante, em fontes diversas, para manter-se bem informado sobre a evolução dos conhecimentos específicos e sobre os acontecimentos políticos;

§ habilidade de expressar idéias com clareza, falar de modo acessível à compreensão de todos partindo de sua linguagem corrente;

§ adoção de uma linha de conduta no relacionamento com todos os profissionais da escola, que expresse confiabilidade, coerência, segurança, traços que devem aliar-se à firmeza de atitudes dentro dos limites da prudência e respeito;

§ estímulo e interesse pelo estudo, mostrando a importância da escola para melhoria das condições de vida, para a participação democrática no meio profissional, político e cultural;

§ facilidade em compreender a realidade que o cerca e estabelecer metas viáveis;

§ capacidade de compreender a escola como um lugar onde todos devem trabalhar para a realização de um projeto coletivo.

Esses requisitos serão conseguidos não só através do desenvolvimento dos conteúdos específicos das disciplinas que compõem o currículo, mas também através da postura do exemplo, das formas de conduzir o trabalho docente, pelos professores durante o curso.

Mercado de Trabalho

Objetivos

a) formar professores para exercer a função de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental;

b) formar gestores educacionais capazes de enfrentar os desafios da educação moderna;

c) formar professores para exercer a função de Magistério na Educação de Jovens e Adultos;

d) formar professores para exercer a função de magistério na Educação indígena;

e) formar professores para exercer a função de magistério na Educação Campesina;

f) formar professores para exercer a função de magistério na Educação de pessoas com necessidades educacionais especiais.


MATRIZ CURRICULAR – 2°Semestre de 2016


1º Semestre

C/H

História da Educação

80 h/a

Informática Aplicada

40 h/a

Introdução a Pedagogia

40 h/a

Língua Portuguesa I

80 h/a

Psicologia da Educação

80 h/a


2º Semestre

C/H

Filosofia da Educação

80 h/a

Fundamentos da Educação Infantil

40 h/a

Língua Portuguesa II

40 h/a

Política e Organização da Educação Básica

40 h/a

Relações Interpessoais na Educação (Intrapessoal/ Interpessoal)

40 h/a

Sociologia da Infância

80 h/a


3º Semestre

C/H

Didática Fundamental I

40 h/a

Fundamentos dos Primeiros Anos do Ensino Fundamental

40 h/a

Infância: Formação Pessoal e Social

40 h/a

Infância: Linguagem Oral e Escrita

80 h/a

Infância: Matemática, Natureza e Sociedade

80 h/a

Orientação de Estudos e Trabalhos Científicos

40 h/a


4º Semestre

C/H

Currículos e Conhecimento Escolar

40 h/a

Didática Fundamental II

40 h/a

Educação de Pessoas com Necessidades Especiais Educacionais

80 h/a

Literatura Infantojuvenil

40 h/a

Metodologia da Pesquisa Científica

40 h/a

Mídias e Novas Tecnologias na Educação

40 h/a

Teoria do Pensamento Pedagógico

40 h/a


5º Semestre

C/H

Metodologia e Prática do Ensino de Artes e Movimento Corporal I

40 h/a

Metodologia e Prática do Ensino de Ciências Naturais I

40 h/a

Metodologia e Prática do Ensino de História e Geografia I

80 h/a

Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa I

80 h/a

Metodologia e Prática do Ensino de Matemática I

80 h/a


6º Semestre

C/H

Educação de Jovens e Adultos

40 h/a

Metodologia e Prática do Ensino de Artes e Movimento Corporal II

80 h/a

Metodologia e Prática do Ensino de Ciências Naturais II

80 h/a

Metodologia e Prática do Ensino de História e Geografia II

40 h/a

Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa II

40 h/a

Metodologia e Prática do Ensino de Matemática II

40 h/a


7º Semestre

C/H

Educação em espaços não formais

40 h/a

Elaboração e Avaliação do Projeto Político Pedagógico

80 h/a

Introdução a Psicopedagogia

40 h/a

Libras

80 h/a

Seminários Integrados

80 h/a


8º Semestre

C/H

Avaliação Educacional

40 h/a

Elaboração e Aplicação de Projetos Educacionais Ambientais

80 h/a

Psicologia Social

40 h/a

Seminários de Gestão e Administração Escolar

80h/a

Trabalho de Conclusão de Curso

80 h/a


Sendo relevante salientar que as atividades de estágio do Curso de Pedagogia desta Instituição – CESPRI – Centro de Ensino Superior de Primavera – seguem também as diretrizes do Projeto Pedagógico estabelecido para este Curso, o qual se refere aos aspectos gerais da organização do programa de estágio curricular, fato que revela a flexibilidade de tal organização que possibilita-nos realizar os estágios curriculares conforme às necessidades e condições dos discentes, bem como obedecendo ao perfil do Pedagogo a ser formado por esta instituição.

Considerando que a formação oferecida pelo Curso de Pedagogia do CESPRI, habilitar o pedagogo para atuar nos campos da :

– Educação Infantil;

– Séries Iniciais do Ensino Fundamental;

– Educação de Jovens e Adultos;

– Educação Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais e na

– Organização e gestão educacional:

a) de sistemas e unidades escolares

b) de unidades e experiências não escolares.

Estabelecemos as disciplinas formadoras destas habilidades, distribuídas na grade curricular do curso, para que as características e necessidades da nossa clientela fosse plenamente atendida, visto que é formada predominantemente por docentes das primeiras séries do Ensino Fundamental– estes em pleno exercício.
 Assim direcionamos as atividades de Estágio também para a Iniciação à Pesquisa Pedagógica, tendo como pressuposto os estudos teóricos das disciplinas de fundamentos e metodologia de ensino, as quais estarão voltadas para a formação das habilitações supracitadas.

A programação dos estágios, de acordo com a legislação vigente, atenderá a diretrizes fixadas pelo conjunto de docentes do curso e levará em conta a amplitude da função docente, e áreas especificas da função do gestor.

O programa das atividades será feito de maneira a fornecer aos alunos uma visão geral das tarefas objetivas e dos problemas concretos dos professores e demais profissionais da educação inseridos em uma Instituição Escolar.

Objetivos Gerais:

Possibilitar práticas de docência e gestão educacional que ensejem aos licenciados a observação e acompanhamento, participação no planejamento, na execução e na avaliação de aprendizagens, do ensino ou de projetos pedagógicos nos ambientes escolares. Desenvolver a capacidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica.

Colocar as questões da prática pedagógica dentro das discussões teórica, com o objetivo específico de superar e de problematizar a dicotomia entre teoria e prática.

Analisar o trabalho pedagógico como um profissional que orienta suas atividades pela pesquisa, pelo estudo e reflexão constante da realidade educacional em nível macro e micro.